domingo, 14 de junho de 2015

Receita: Frango Desfiado

Como eu faço meu frango, como desfio e como ele fica daquela cor? Essas são as perguntas que recebo sempre que mostro minha marmita no instagram, rs. 



Pois hoje vou mostrar que é a coisa mais fácil desse mundo. Ninguém precisa ser cozinheiro profissional para fazer dieta. :)

Limpe 2kg de peito de frango e cozinhe os pedaços em uma panela grande, em água suficiente para cobrir todo o frango e um pouco de sal (uso sal grosso). Ferva por aproximadamente 40 minutos. Descarte a água do cozimento. Isso pra mim é essencial, pois retira aquele 'ranço' da carne de frango!



Em seguida, utilize um processador (uso da Philips Walita) com a pá de plástico para desfiar. Se usar a pá de metal, o frango ficará esfarelado em vez de desfiado...Tem gente que desfia na batedeira, tem gente que desfia na panela de pressão...essa é a forma que eu costumo fazer, no processador. Nesse mesmo dia eu aproveito e já processo alho, cebola etc para deixar guardado na geladeira e usar em outras preparações.

Nessa etapa o frango estará cozido e com sal, apenas. Ele fica branquinho.

Refogue 2 colheres de sopa de alho amassado em um pouco de azeite ou óleo de coco e acrescente o frango já desfiado.

O segredo da corzinha está aí: acrescente 1 pote de molho de tomate de sua preferência. O molho que eu uso já vem pronto, sem conservantes e sem açúcar! Leia o rótulo ou prepare seu molho em casa! Eu uso o molho da marca Granoro (italiano).


Algumas vezes uso 2 potes de molho para 2 kg de frango, outras vezes uso apenas 1 pote e isso muda a cor e o sabor, além de deixar o frango mais ou menos molhadinho. 

Acerte o sal e acrescente temperos a gosto: salsinha, pimenta, noz moscada, curry, canela, gengibre...tem que variar os temperos a cada semana para não enjoar!

Essa forma de preparação é muito versátil! Dura bastante na geladeira (deixo até 4 dias) e pode ser congelado depois de pronto! Também pode servir de recheio para escondidinhos, bolinhos etc.

Prático para organizar as marmitas!
Não tem mistério! Experimentem e me contem! =)

Até mais!

6 comentários:

  1. Hummm. Desde que aprendi com vc, como tranquilamente meu franguinho desfiado. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm. Desde que aprendi com vc, como tranquilamente meu franguinho desfiado. Bjs

    ResponderExcluir
  3. So assim pra comer frango desfiado! Muito bom esse modo de fazer!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica de colocar frango desfiado na marmita, geralmente prefiro carne moída q amo muito, essa semana vou preparar o frango e congelar o excesso

    ResponderExcluir
  5. Ei Chris! Tenho uma dúvida, você pesa o frango cru ou depois de cozido na dieta?
    Obrigada! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Como assim par de plástico? O meu não tem essa par de plástico, e, é wallita também.

    ResponderExcluir