domingo, 28 de junho de 2015

O Fígado, a Dieta Detox e o Patê :)

Qual seria o objetivo do fígado se, em vez de eliminar as toxinas, ele as armazenasse eternamente? Muitas dúvidas e informações conflitantes vêm à mente quando se fala em consumo de órgãos, como o fígado. Famoso por ser nutritivo desde o tempo da vovó, excelente contra anemia e fadiga, de sabor peculiar, muitas pessoas tem medo de consumir esse alimento devido ao mito de que ali estão concentradas todas as toxinas e antibióticos existentes no animal. O fígado é um órgão vital. Uma das suas funções é neutralizar as toxinas (tais como fármacos, agentes químicos e venenos). O fígado não apenas 'filtra', e sim processa quimicamente, mas não estoca as toxinas. Compostos venenosos que o corpo não pode neutralizar e eliminar são suscetíveis de serem armazenados nos tecidos dos animais sim, mas especialmente nos tecidos gordurosos, e não especificamente no fígado. Por isso é importante consumir cortes de animais orgânicos, especialmente quando se ingere carnes ricas em gordura. Se por algum motivo o fígado do animal estiver contaminado com metais pesados, todo o animal provavelmente estará. Mas não se apavore. O fígado não é um órgão de estoque para as toxinas, e sim um órgão de estoque para muitos nutrientes importantes (vitaminas A, D, E, K, ácido fólico e vitamina B12, e minerais tais como cobre e ferro). 
Fonte: http://www.collarandkitchen.com/new-page/
Como escreveu Mark Sisson em seu portal: “Chamar o fígado de um simples filtro é incorreto. Se quisermos manter a metáfora, seria mais como uma fábrica de processamento químico. O fígado recebe substâncias, determina o que elas contêm e reage em conformidade. Ele converte a proteína em glicose, converte a glicose em glicogênio, fabrica triglicérides, entre muitas outras tarefas, mas a sua responsabilidade mais conhecida é a de tornar toxinas inertes e remetê-las para fora para serem expulsas - normalmente na urina através dos rins. Ele não apenas segura as toxinas, como se o fígado fosse algo separado do corpo e imune a contaminação. O fígado é parte do corpo! Se o seu fígado contém grandes quantidades de toxinas, você também contém!”

Isso significa que o fígado pode acumular toxinas e metais pesados, assim como qualquer outra parte do corpo, apenas no caso de o animal ter sido exposto a esse ambiente extremamente tóxico! Se você evita fígado por causa disso, você provavelmente deveria evitar o resto do animal, também. Mas não vamos fazer isso, certo? O ótimo não pode ser inimigo do bom. 

O fígado bovino é incrivelmente nutritivo, sendo uma fonte importante de retinol, (vitamina A pré-formada), além de abundante em ácido fólico (folato), colina e vitamina B12- estes últimos são especialmente importantes para a redução da homocisteína (inflamação). Embora todas as carnes contenham uma certa quantidade de vitamina B12, o fígado de boi possui cerca de 17 vezes mais que a carne vermelha comum. Obviamente, escolher orgânicos é sempre a melhor opção, e isso vale para qualquer alimento, desde verduras e frutas até carnes e ovos. Entretanto, a nutrição/alimentação é um jogo de "tira e põe", quando algo sai, algo vai ter que entrar em seu lugar no prato e quando algo entra na dieta, algo vai ter que sair, certo? Quando se come muito de uma coisa, provavelmente se está comendo pouco de outra... O que vale é ver se a TROCA vale a pena. Se vc não come fígado, come o que no lugar? Dependendo da resposta, o figado, mesmo não orgãnico, será infinitamente melhor, pois é um dos alimentos mais nutritivos que existem. 

Veja essa tabela comparativa entre os nutrientes de alguns alimentos e o fígado bovino retirada do portal do Chris Kresser:
MAÇÃ(100g)CENOURA(100g)CARNE BOVINA(100g)FÍGADO (100g)
Calcium3.0 mg3.3 mg11.0 mg11.0 mg
Phosphorus6.0 mg31.0 mg140.0 mg476.0 mg
Magnesium4.8 mg6.2 mg15.0 mg18.0 mg
Potassium139.0 mg222.0 mg370.0 mg380.0 mg
Iron.1 mg.6 mg3.3 mg8.8 mg
Zinc.05 mg.3 mg4.4 mg4.0 mg
Copper.04 mg.08 mg.18 mg12.0 mg
Vitamin ANoneNone40 IU53,400 IU
Vitamin DNoneNoneTrace19 IU
Vitamin E.37 mg.11 mg1.7 mg.63 mg
Vitamin C7.0 mg6.0 mgNone27.0 mg
Thiamin.03 mg.05 mg.05 mg.26 mg
Riboflavin.02 mg.05 mg.20 mg4.19 mg
Niacin.10 mg.60 mg4.0 mg16.5 mg
Pantothenic Acid.11 mg.19 mg.42 mg8.8 mg
Vitamin B6.03 mg.10 mg.07 mg.73 mg
Folic Acid8.0 mcg24.0 mcg4.0 mcg145.0 mcg
BiotinNone.42 mcg2.08 mcg96.0 mcg
Vitamin B12NoneNone1.84 mcg111.3 mcg

Recentemente, o Dr José Carlos Souto também fez uma postagem sobre 'superfoods', comparando o fígado e a famosa goji berry, confira aqui.

Achar que comer fígado é perigoso pelo motivo de que ele seria um estoque de toxinas é dar ouvidos a lendas, as mesmas que originaram a popular (e golpista) dieta 'detox'. Da mesma forma que o fígado dos animais não está diferenciadamente acumulando toxinas, o seu também não está. Ninguém engordou por “falta de dieta detox” e não será um suco verde que terá o poder de desintoxicar um organismo. Diversas culturas "não  modernizadas" no mundo consumiam e ainda consomem produtos animais, sendo o fígado uma iguaria muito apreciada, além de raízes, frutas e verduras, e não há sinal de doenças crônicas e degenerativas como as que assolam o mundo 'civilizado'. Não há nada que você possa comer que tenha a capacidade cientificamente comprovada de desintoxicar seu corpo. É muito mais importante, na minha opinião, o que você DEIXA de comer (açúcar, xaropes, aditivos, farináceos refinados, gorduras trans, óleos poliinsaturados refinados ricos em ômega 6, conservantes, frutose industrial) e de fazer (fumar, beber álcool em excesso etc). 

Não existe dieta detox. Em termos médicos, é um absurdo. Alimentação equilibrada e exercício físico são a única maneira de ficar saudável. As pessoas que fazem essa dieta emagrecem devido à adoção de outras providências, como a eliminação de industrializados e açúcares (além de ser 100% das vezes uma dieta hipocalórica).  Muitas de nossas decisões de consumo são feitas na ignorância e na suposição. As pessoas supõem que o mundo é cuidadosamente regulado e que existem instituições governamentais benevolentes e idôneas salvaguardando-as de qualquer tipo de engano. 

Um monte de marketing alimenta essas idéias, repetidamente. Então, se as pessoas vêem alguém aparentemente com as credenciais certas, aconselhando num certo sentido, elas pensam que estão ouvindo um profissional respeitável e então confiam cegamente no que é afirmado. Se alguém que te passa uma informação com uma solução milagrosa é a mesma pessoa que a está vendendo, no mínimo, desconfie. A indústria está voltada para o lucro e indústria do "Detox" não é diferente.

Dito isto, segue a receita do patê de fígado que preparei em casa, pois não curto muito bife de fígado acebolado e os patês industrializados são cheios de glutamato monossódico e gordura trans (fuja!!). Tive que usar BACON, pois não há nada com bacon nessa vida que não fique gostoso! ;)

RECEITA PATÊ DE FÍGADO


500g de fígado cru
150g de Bacon (sem glutamato monossódico)
1 CEBOLA
3 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto


Frite o bacon cortado em fatias, escorra e reserve. 

Frite a cebola e o fígado cortado em cubos, por 5-7 minutos, usando apenas 1 colher de sopa da banha que se soltou do bacon. Quando estiver dourado, acrescente a manteiga e deixe derreter. Passe todos os ingredientes no processador até virar patê! Não bata todos os pedaços de bacon desde o início. Guarde alguns para acrescentar ao final e bata de leve, para que fiquem pedacinhos de bacon! 
Aprecie com moderação. Obs: pode congelar! 

Esta postagem não tem como objetivo substituir o profissional de saúde. Converse com seu médico e nutricionista para maiores informações.



Para saber mais:

http://pat.feldman.com.br/figado/ 

http://www.westonaprice.org/health-topics/health-issues/liver-detoxification-starve-or-nourish/ 

http://www.westonaprice.org/health-topics/sacred-foods-for-exceptionally-healthy-babies-and-parents-too/ 

http://chriskresser.com/why-you-should-eat-more-not-less-cholesterol/ 

http://chriskresser.com/nutrition-for-healthy-skin-part-1/ 




6 comentários:

  1. Oi Chris, tudo? Te acompanho ha muito tempo no insta. Gosto muito da maneira como leva a nutrição, sensata e coerente! Agora com estas matérias mais completas por aqui fica ainda mais interessante tudo! Parabéns pela iniciativa! Certamente será uma nutricionista e tanto! #merece!
    Eu queria saber sua opinião a respeito daquele cereal all bran, sabe! Já tentei achar mais informações sobre ele e nao encontrei. Ele é tão venenozinho quanto a maioria das granolas? Eu tento levar alimentação bem saudavel também, comer comida, como vc diz, hehe, e eu amoooo mastigar! E se allbran fosse muito venenozinho, hehe, eu o deixaria para exceções e nao de maneira diária tal como tenho feito. Ele tem muitas fibras e me sinto be saciada com ele. Gosto com iogurte natural (natural mesmo, hehe). Se vc puder me dar sua opiniao, ou que seja sugestão de um post no insta, super agradeço!
    Aprendo muito contigo!!! Obrigada!
    beijos, Natasha

    ResponderExcluir
  2. Chris, querida!! Posso pedir uma ajuda?
    Tenho ouvido discussões frequentes sobre glúten, e gostaria de apresentar artigos científicos que comprovam o quanto ele faz mal!!
    Você tem alguns recentes para me indicar??

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Queremos mais posts da Chris!!! =D

    Sobre o fígado e outras vísceras, acho super saudável e queria muito comer, mas desde pequena não consigo comer carne vermelha... questão de gosto mesmo, sabe? Pior que tenho traço falcêmico e me faria mt bem! Penso em experimentar a sopa de ossos.. quem sabe assim consigo.

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire Feliciano Oliveira.

    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

    Escrevo atualmente para o Beleza Blog (beleza.blog.br).

    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de colaborar com meu artigo, é atraente e atualmente muito buscado pelo público.

    Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo.

    Se você aceitar publicar o artigo(grátis) eu divulgo (grátis) na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações e ainda te dou link do meu blog.

    Me solicite um artigo para avaliação e um plano de divulgação = locais onde seu blog será divulgado.

    Entre em contato comigo por e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

    Gostaria de fazer parte do seu blog através desse artigo!


    Convite Especial!
    Você esta convidado(a) a participar das minhas comunidades como membro moderador!

    https://plus.google.com/u/0/communities/112490298534960350287

    e também dessa

    https://plus.google.com/u/0/communities/108585939054651860940

    Não paga nada e com isso você pode compartilhar todas as suas postagens e ideais sempre que quiser e sem precisar de liberação.

    Aguardo sua resposta e estou a sua disposição! Atenciosamente,

    Professora Rosi Feliciano Oliveira

    ResponderExcluir