sábado, 23 de maio de 2015

Receitinhas Saudáveis? Verifique os ingredientes!



Sejam bem-vindos ao meu blog!
Aqui poderei expressar com mais conforto e clareza minhas opiniões, informações e dicas sobre meu estilo de vida saudável. O assunto deste post já foi abordado no meu instagram e considero um importante tópico a ser esclarecido, pois existe hoje nas redes sociais um público grande interessado em receitas que se auto-intitulam “fit”.

Eu, particularmente, fico seriamente aborrecida com produtos enganosos e falsamente apregoados como saudáveis. Se tem uma coisa que me deixa realizada é poder explicar para alguém que para emagrecer e melhorar a saúde não é preciso comer POUCO, mas sim comer CERTO. O que isso significa?

Alimentos naturais, sem rótulos, prato colorido, densidade nutricional alta, variedade e paladar, sem mitos e sem modas. Quem acha que "toda hora os cientistas descobrem algo e muda tudo na nutrição" simplesmente não está confiando em estudos propriamente ditos, mas sim em mídia sensacionalista. Quantos de vocês já averiguaram se aquele estudo referido na "notícia" é realmente confiável?

Não é segredo que o açúcar é um dos MAIORES VILÕES para a saúde, estando relacionado a diversas doenças que hoje parecem "normais". Engorda, vicia, envelhece, não mata a fome, não dá saciedade. O açúcar de coco é um pouco melhor e menos agressivo (minha opinião), mas continua sendo açúcar da mesma forma e faz mal quando em excesso!






Dito isto, parem de se enganar, todo açúcar é praticamente igual sob o aspecto metabólico, seja ele demerara, mascavo ou refinado! Não estou me referindo a qualquer tipo de carboidrato, e sim à sacarose: glicose + frutose. Eu não nasci sabendo isso. Quando mudei minha alimentação anos atrás, fui induzida a erro pelas informações equivocadas veiculadas por revistas e jornais, propagandas, e até mesmo pelos conselhos de profissionais da área que hoje sei que estão em desacordo com as evidências científicas, mas estudei, li e aprendi. Vocês também podem.

"Ah, mas não posso comer doces nunca?? Que exagero!" Podem sim, oras, lógico! Mas conscientemente e cientes de que é um docinho e acabou. Não achem que porque é "demerara" é "FIT" e saudável! Pessoas podem ser enganadas, mas não o seu organismo! Ele vai processar o açúcar da mesma forma, predominantemente no fígado! Meu conselho é: Se quiserem comer, comam um brigadeiro normal, de leite condensado mesmo, com moderação. Não precisam fazer aquelas receitas complicadas do instagram, passadas por pessoas que não estão interessadas na sua saúde e sim em vender seus produtos, terminar obesa ter um trabalhão do cão e continuar sem entender o que está dando errado na sua alimentação!

Não precisamos ser neuróticos na busca do corpo “perfeito”, óbvio! Cada um tem seu objetivo. Então sejamos equilibrados, mas sem hipocrisia! Comam comida, e se quiserem fazer receitas saudáveis, verifiquem os ingredientes! Se for cheio de açúcar, biscoitos, farinhas refinadas, glucose de milho, litros de mel etc, está longe de ser saudável. Xylitol, erythritol, taumatina, stevia são sim otimos adoçantes naturais para usar em algumas receitas. A quantidade recomendada varia de acordo com a pessoa.


Portanto, sejam críticos e não se iludam, não existe açúcar saudável. O que existe é uma QUANTIDADE saudável que pode ser inserida dentro de uma dieta equilibrada. A dica é: quanto menos açúcar, melhor.



Beijos, até mais!

18 comentários:

  1. Chris, te acompanho em off pelo insta. Vc me inspira mt, guria! Já seguindo :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris, tudo bem? Acompanho vc pelo insta jah ha algum tempo e fiquei muito feliz por vc criar o blog para explicar melhor o seu estilo de vida. Seguindo o post acima, eu tenho uma pergunta: vc jah conseguiu encontrar uma barra de cereal nutritiva e saudavel? Eu moro no Canada e jah procurei em varios lugares mas ou as barras tem muito acucar, ou pouca fibra, ou ingredientes estranhos. Vc jah conseguiu encontrar alguma que seja boa e venda fora do Brasil? Ou talvez a receita de uma que de para fazer em casa? Obrigada desde jah pela ajuda e atencao.
    Parabens pelo excelente trabalho! :)

    Meu blog: http://thebsimpleproject.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbara! Barra de cereais que seja legal e venda fora eu não sei indicar. Mas a barrinha industrializada de melhor qualidade e ingredientes que conheço é a Quest Bar! Bjos!

      Excluir
    2. Obrigada pela dica Chris! Vou experimentar essas ;)
      Se cuida:)

      Excluir
  3. Boa noite. Você poderia, por favor, indicar algum estudo que demonstre os malefícios do consumo do mel? Obrigado. Christian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço um estudo que demonstre os malefícios do consumo do mel especificamente. Entretanto, por ser o mel composto predominantemente por Frutose, estendem-se a ele os estudos que demonstram os malefícios desta. Contudo, a frutose só é prejudicial, em geral, em excesso (e a tolerancia nao é muito alta). Mas seu consumo em pequenas quantidades nao representa perigo para pessoas saudaveis. Pela logica, o consumo de pequena quantidade de mel diariamente nao seria malefico. O ponto do post é sobre receitas que levam uma quantidade grande de açucar ou similares (mel incluido), representando assim risco à saúde.

      Excluir
    2. http://freetheanimal.com/2015/01/hormesis-afraid-unrefined.html

      Oi. Recomendo-lhe a leitura do seguinte artigo, especificamente a parte referente ao mel. Christian.

      Excluir
    3. http://freetheanimal.com/2015/01/hormesis-afraid-unrefined.html

      Oi. Recomendo-lhe a leitura do seguinte artigo, especificamente a parte referente ao mel. Christian.

      Excluir
    4. Oi, Christian. Eu sou do "time" que não condena alimentos naturais. Entretanto, alguns alimentos podem ser prejudiciais num contexto alimentar distinto daquele ideal. Exemplo, mel pode ser benéfico dentro de uma alimentação totalmente paleo. Mas para pessoas já prejudicadas por anos de alimentação errada e querendo perder peso, nao creio q o mel seja boa opção, entende? Mas, por exemplo, eu acabei de comer mel. O verdadeiro. rsrs.

      Excluir
    5. Entendo e concordo com o seu ponto de vista. O problema é que, pelo seu texto, ficou parecendo que o mel é algo intrinsicamente prejudicial, o que você mesmo não acha que é. Além disso, você o compara com alimentos intrinsicamente prejudiciais, como o açúcar. Atenciosamente, Christian.

      Excluir
    6. Entendo e concordo com o seu ponto de vista. O problema é que, pelo seu texto, ficou parecendo que o mel é algo intrinsicamente prejudicial, o que você mesmo não acha que é. Além disso, você o compara com alimentos intrinsicamente prejudiciais, como o açúcar. Atenciosamente, Christian.

      Excluir
    7. Entendo e concordo com o seu ponto de vista. O problema é que, pelo seu texto, ficou parecendo que o mel é algo intrinsicamente prejudicial, o que você mesmo não acha que é. Além disso, você o compara com alimentos intrinsicamente prejudiciais, como o açúcar. Atenciosamente, Christian.

      Excluir
    8. Não acho que ficou parecendo nao. Repare que escrevi "litros de mel". A quantidade faz diferença no texto. Basta saber interpretar!

      Excluir
  4. Oi, Chris. Adorei seu blog, ais ainda pelo fato de vc responder. Me tira uma dúvida? Estou muito magra: 48 kg com 1,57 m e 50 anos, sou vegana por motivos filosóficos, mas considero que como muito bem, faço musculação, montanhismo e danço, além do trabalho, é claro, será que deveria aumentar o intervalo entre as refeições? Adoro comer, então como de 3 em 3 horas...

    ResponderExcluir