sábado, 23 de maio de 2015

Comida de Verdade X Alimentos Processados

Tradução Livre do original publicado aqui, de autoria de Kris Gunnars. 



Alimentos processados são ruins.

Eles são a principal razão pela qual pessoas de todo o mundo estão começando a engordar e adoecer. Como sabemos? Toda vez que uma certa população adota uma dieta "ocidental" rica em alimentos processados, as pessoas que a compõem ficam doentes.
Acontece dentro de poucos anos. Seus genes não mudam, sua comida sim.

A palavra "processado" muitas vezes provoca alguma confusão, então deixe-me esclarecer o que quero dizer. Obviamente, a maioria dos alimentos que comemos são processados ​​de alguma forma. As maçãs são cortadas a partir de árvores, carne moída foi moída numa máquina e a manteiga e a nata são a gordura que foi separada do leite e depois batida.
Mas há uma diferença entre o processamento mecânico e processamento químico.
Se algo é composto de um único ingrediente, sem produtos químicos adicionados, então não importa se ele foi moído ou colocado em um frasco. Ainda é comida de verdade.

No entanto ... alimentos que foram processados ​​quimicamente e fabricados exclusivamente a partir de ingredientes refinados e substâncias artificiais, são geralmente conhecidos como "alimentos processados."


 
Aqui estão 9 razões pelas quais alimentos  processados ​​ são ruins para sua saúde:

1. Os alimentos processados ​​são geralmente ricos em açúcar e Xarope de Frutose.
Os alimentos processados ​​são geralmente carregados com açúcar adicionado ... ou seu irmão gêmeo do mal, o HFCS (xarope de milho rico em frutose).
É bem sabido que o açúcar, quando consumido em excesso, é seriamente prejudicial.
Como todos sabemos, o açúcar é repleto de calorias "vazias" - que não tem nutrientes essenciais, mas uma grande densidade calórica.
Mas calorias vazias são realmente apenas a ponta do iceberg quando se trata dos efeitos nocivos do açúcar... Muitos estudos mostram que o açúcar pode ter efeitos devastadores sobre o metabolismo que vão muito além do seu conteúdo calórico (1).

Pode levar à resistência à insulina, níveis elevados de triglicérides, o aumento dos níveis do colesterol nocivo e aumento da acumulação de gordura no fígado e cavidade abdominal (2, 3).
Não surpreendentemente, o consumo de açúcar é fortemente associado com alguns dos principais assassinos do mundo ... incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer (4, 5, 6, 7, 8).
A maioria das pessoas não estão colocando grandes quantidades de açúcar em seu café ou no seu cereal, elas estão ingerindo-o sem se dar conta através de alimentos processados ​​e bebidas adoçadas com açúcar.
 Moral da história: Alimentos e bebidas processados são as maiores fontes de açúcares adicionados (e HFCS) na dieta. O açúcar é muito danoso à saúde e pode ter sérios efeitos adversos sobre o metabolismo quando consumidos em excesso.

2. Os alimentos processados ​​são "Hiper gratificantes" e podem levar a Compulsão.
Nós todos queremos comer boa comida. Essa é apenas a natureza humana.
Evolução nos forneceu papilas gustativas que existem supostamente para nos ajudar a navegar num ambiente de comida natural.
Nosso apetite gravita em direção alimentos que são doces, salgados e gordos, porque sabemos que esses alimentos contêm energia e nutrientes de que precisamos para a sobrevivência.
Obviamente, se um fabricante de alimentos quer ter sucesso e levar as pessoas a comprar o seu produto, ele tem que ter bom gosto.
Mas hoje, a concorrência é feroz. Existem muitos fabricantes de alimentos diferentes, todos competindo uns com os outros.
Por esta razão, os recursos são enormes para tornar os alimentos tão desejáveis quanto possível.
Muitos alimentos processados ​​foram projetados para ser tão incrivelmente "gratificantes" para o cérebro, que sobrepujam qualquer coisa que tenha sido criado pela natureza.
Temos mecanismos complicados em nossos corpos e cérebros que estão aí supostamente para regular o equilíbrio de energia (o quanto nós comemos e quanto nós queimamos) - que, até muito recentemente na história evolutiva, trabalharam para nos manter em um peso saudável.
Há bastante evidência de que o valor da recompensa obtida por meio dos alimentos pode ignorar o nosso mecanismo de defesa inata e fazer-nos começar a comer muito mais do que precisamos, tanto que começa a comprometer a nossa saúde (9, 10).
A verdade é que os alimentos processados ​​são tão incrivelmente gratificantes para o nosso cérebro (hiperpalatabilidade) que afetam nossos pensamentos e comportamento, fazendo-nos comer mais e mais até que finalmente ficamos doentes.
Comer boa comida é bom, mas os alimentos industrializados que são projetados para ser hipergratificantes, efetivamente causando um curto circuito nos nossos freios naturais contra o consumo excessivo, não são bons.
Moral da história: Os fabricantes de alimentos gastam enormes quantidades de recursos para tornar seus alimentos  tão "gratificantes" quanto possível para o cérebro, o que leva ao consumo excessivo.

3. Os alimentos processados ​​contêm todos os tipos de ingredientes artificiais.
Se você olhar o rótulo de ingredientes de um alimento embalado processado, as chances de você não ter idéia do que alguns dos ingredientes significam são enormes.
Isso porque muitos dos ingredientes ali não são comida de verdade ... eles são substâncias químicas artificiais que são adicionados para diversos fins.
Este abaixo é um exemplo da lista de ingredientes de um alimento processado, um barrinha de proteína Atkins, que na verdade é comercializada como um produto low-carb, dentro da linha de “alimentos saudáveis”.




Eu não sei o que é tudo isso, mas certamente não é comida. Alimentos altamente processados muitas vezes contêm coisas como:
-Conservantes: substâncias químicas que impedem que o alimento apodreça.

-Corantes: Os produtos químicos que são utilizados para dar uma cor específica a comida.

-Saborizantes: produtos químicos que dão à comida um sabor particular.

-Espessantes: Os produtos químicos que dão textura particular.

Tenha em mente que alimentos processados ​​podem conter dezenas de produtos químicos adicionais que não são listados no rótulo.

Por exemplo, "sabor artificial" é uma mistura proprietária. Os fabricantes não têm de divulgar exatamente o que isso significa e é geralmente uma combinação de produtos químicos.
Por esta razão, se você vir "sabor artificial" em uma lista de ingredientes, isso poderia significar que há 10 ou mais produtos químicos adicionais que são misturados para dar um sabor específico.
Naturalmente, a maioria destes produtos químicos em tese foi testada quanto à segurança. Mas, dado que as autoridades reguladoras ainda acham que os óleos vegetais e açúcar são seguros, eu, pessoalmente, tomo o seu "selo de aprovação" como um nada.
Moral da História: A maioria dos alimentos altamente processados ​​são carregados com produtos químicos artificiais, incluindo aromatizantes, espessantes, corantes e conservantes.

4. Muitas pessoas podem literalmente se tornar viciadas em Junk Food.
A natureza "hipergratificante" de alimentos processados ​​pode ter consequências graves para algumas pessoas.
Algumas pessoas podem literalmente tornar-se viciadas neste tipo de lanche e perder completamente o controle sobre seu consumo.
Embora o vício em comida seja algo que a maioria das pessoas não conhece muito, eu estou pessoalmente convencido de que é um grande problema na sociedade de hoje.
É a principal razão por que algumas pessoas simplesmente não conseguem parar de comer estes alimentos, não importa quanto eles tentam.
Eles tiveram a bioquímica do cérebro sequestrada pela intensa liberação de dopamina que ocorre no cérebro quando comem esses alimentos (11).


Este pensamento é realmente apoiado por muitos estudos. Açúcar e alimentos lixo hiperpalatáveis ativam as mesmas áreas no cérebro que as drogas de abuso como a cocaína (12).

Moral da História: Para muitas pessoas, junk food pode seqüestrar a bioquímica do cérebro, levando para um comportamento de vício e de perda de controle sobre seu consumo.

5. alimentos processados ​​tem muitas vezes teor elevado de carboidratos refinados.
Há muita controvérsia a respeito de carboidratos na dieta.
Algumas pessoas pensam que a maioria do nosso consumo de energia deve ser de carboidratos, enquanto outros pensam que devem ser evitados como a peste.
Mas uma coisa que quase todo mundo concorda é que os carboidratos de alimentos naturais são muito melhores do que carboidratos refinados.
Os alimentos processados ​​são muitas vezes elevados em carboidratos, e geralmente é a variedade refinada.
Um dos principais problemas é que os hidratos de carbono refinados, "simples" são rapidamente degradados no trato digestivo, levando a picos rápidos de açúcar no sangue e nos níveis de insulina.
Isso pode levar a desejo por carboidratos algumas horas mais tarde, quando os níveis de açúcar no sangue forem para baixo novamente. Este fenômeno é também chamado de "montanha-russa de açúcar no sangue" - que muitas pessoas que estiveram em uma dieta de alta ingestão de carbo pode se relacionar.
Não surpreendentemente, comer um monte de carboidratos refinados está associado a efeitos negativos para a saúde e muitas doenças crônicas (13, 14, 15).
Não se deixe enganar por rótulos como "grãos integrais" que muitas vezes são rebocadas nas embalagens dos alimentos processados, incluindo pães e cereais matinais.
Estes são geralmente grãos inteiros que foram pulverizados em farinha muito fina e são tão prejudiciais quanto os seus homólogos refinados.
Ao comer carboidratos, obtenha-os a partir de alimentos e ingredientes naturais e integrais, não processados.
Moral da História: Os hidratos de carbono que você encontra em alimentos processados ​​são geralmente refinados, carboidratos "simples" e de forma concentrada. Estes levam a picos rápidos nos níveis de açúcar e insulina no sangue e causam efeitos negativos na saúde.
6. maioria dos alimentos processados ​​é pobre em nutrientes.
Os alimentos processados ​​são extremamente baixos em nutrientes essenciais em comparação com alimentos não transformados, inteiros.
Em alguns casos, vitaminas e minerais sintéticos são adicionados aos alimentos para compensar o que foi perdido durante o processamento.
No entanto, nutrientes sintéticos não são bons substitutos para os nutrientes encontrados em alimentos verdadeiros.
Não vamos esquecer que os alimentos reais contêm muito mais do que apenas as vitaminas e minerais que estamos familiarizados.
Alimentos reais ... como plantas e animais, contêm milhares de outros nutrientes essenciais que a ciência está apenas começando a entender.
Talvez um dia nós vamos inventar uma mistura química que pode substituir todos esses nutrientes, mas até que isso aconteça ... a única maneira de obtê-los em sua dieta é comer alimentos não transformados e inteiros.

Quanto mais você come alimentos processados, menos você vai absorver em vitaminas, minerais, antioxidantes e vários nutrientes.
Moral da História: Há muitos nutrientes encontrados em alimentos integrais que não são encontradas em alimentos processados. Os mais alimentos processados ​​que você come, menos você terá destes nutrientes.


7. alimentos processados ​​tendem a ser baixas em fibra.
Fibra, especialmente a fibra solúvel fermentável, tem várias vantagens.
Um dos principais é que ele funciona como um prébiótico, alimentando as bactérias amigas no intestino (16, 17).
Há também evidências de que fibra pode retardar a absorção de carboidratos e nos ajudar a sentir mais satisfeitos com menos calorias (18, 19).
A fibra solúvel também pode ajudar a tratar muitos casos de prisão de ventre, que é um problema muito comum hoje (20).
A fibra que é encontrada naturalmente nos alimentos é frequentemente perdida durante o processamento, ou intencionalmente removida. Portanto, a maioria dos alimentos processados ​​são muito pobres em fibras.
Moral da história: A fibra solúvel fermentável tem vários benefícios de saúde importantes, mas a maioria dos alimentos processados ​​são muito pobres em fibras, porque elas são perdidas ou intencionalmente removidas durante o processamento.

8. Gasta-se menos energia e tempo para digerir alimentos processados.
Os fabricantes de alimentos querem que seus produtos alimentícios processados ​​tenham uma vida útil longa.

Eles também querem que cada lote do produto tenha uma consistência semelhante e eles querem que seus alimentos sejam facilmente consumidos.
Dada a forma como os alimentos são processados, eles são frequentemente muito fáceis de mastigar e engolir. Às vezes, é quase como se derretessem na boca.
A maior parte da fibra foi retirada e os ingredientes são refinados, nutrientes isolados que não se assemelham em nada com os produtos que os originaram.
Uma consequência disto é que é preciso menos energia para comer e digerir alimentos processados.
Podemos comer mais em um curto período de tempo (mais calorias pra dentro) e também queimar menos energia (menos calorias dispendidas) para digerir esses alimentos transformados em comparação aos alimentos naturais.
Um estudo em 17 homens e mulheres saudáveis ​​em comparação a diferença no gasto energético após consumir uma refeição com comida processada vs uma refeição à base de alimentos integrais (21).
Descobriu-se que eles queimaram duas vezes mais calorias digerindo a refeição não transformada.
O efeito térmico dos alimentos (TEF) é uma medida da quantidade de como alimentos estimulam o gasto de energia depois de comer. Ele totaliza cerca de 10% do gasto energético total (taxa metabólica) em uma pessoa média.
De acordo com este estudo, as pessoas que comem alimentos processados reduzem sua TEF pela metade, reduzindo efetivamente a quantidade de calorias se queima durante todo o dia.
Moral da história: Nós queimamos menos calorias digerindo e metabolizando os alimentos processados ​​em comparação com alimentos naturais.

9. Alimentos processados ​​são muitas vezes repletos de gorduras trans e outras gorduras ruins.
Os alimentos processados ​​são frequentemente ricos em gorduras não saudáveis.
Eles geralmente contêm gorduras baratas, óleos refinados extraídos de vegetais (como o óleo de soja), que são muitas vezes hidrogenados ... que os transforma em gorduras trans.


Os óleos vegetais são extremamente insalubres e a maioria das pessoas estão os ingerindo de forma demasiada sem perceber.
Estas gorduras contem quantidades excessivas de Omega-6, o que pode conduzir a oxidação e a inflamação no corpo (22, 23).

Vários estudos mostram que, quando as pessoas comem mais desses óleos, têm um aumento significativo do risco de doença cardíaca, que é a causa mais comum de morte nos países ocidentais hoje (24, 25, 26).
Se as gorduras são hidrogenadas, os torna ainda pior. Gorduras hidrogenadas (trans) estão entre as piores e mais insalubres  substâncias que  você pode colocar em seu corpo (27).
A melhor maneira de evitar óleos de sementes e gorduras trans é evitar alimentos processados. Coma gorduras reais, como manteiga, óleo de coco e azeite de oliva em vez disso. 

Apenas coma o alimento real!
Quando substituímos alimentos reais, tradicionais, como manteiga, carne e vegetais por outros de baixa qualidade, alimentos industrializados ultraprocessados, tendemos a engordar e adoecer.

Comida de verdade é a chave para uma boa saúde. Ponto final.


4 comentários:

  1. Chris, como posso saber a quantidade necessária que devo ingerir de carboidrato, proteína e gordura? Fui em alguns nutricionistas e eles não me passaram essa informação, então fico na dúvida quando quero substituir algum item da prescrição. Você recomenda algum artigo confiável sobre isso? Obrigada! Beijos, Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque isso depende muito! Não tem uma reposta padrão. Logo farei um post explicando mais ou menos como faço para mim. Pra substituiur qq coisa vc precisaria conhecer bem os alimentos. A tabela mais confiável é a TACO-UNICAMP.

      Excluir
  2. Synthetically handled nourishments regularly just contain refined fixings and counterfeit substances, with minimal dietary benefit. They will in general have added compound seasoning specialists, shadings, and sugars. These super handled nourishments are once in a while called "corrective" food sources, as contrasted and entire nourishments.

    ResponderExcluir