terça-feira, 26 de maio de 2015

Como lidar com as Críticas?



Se você decidiu otimizar sua saúde e qualidade de vida, se decidiu emagrecer, se tem um objetivo e resolveu reunir forças para alcançá-lo...parabéns! Mudar hábitos pode ser muito difícil no começo. Se você estava acostumado a se alimentar de forma desregrada, a ser sedentário e decidiu mudar para melhor, pode encontrar algumas pedras no caminho. Após se informar e pesquisar sozinho sobre alimentação saudável ou após procurar a ajuda de um profissional de nutrição e definir como será sua rotina alimentar daqui pra frente, a primeira coisa a fazer é se organizar e preparar suas refeições com antecedência. Isso impede que você seja pego desprevenido, sem bons alimentos disponíveis quando bater a fome.

Mas, muitas vezes, a dificuldade não se limita apenas ao que comer ou deixar de comer. Quando se decide mudar os hábitos alimentares, as pessoas ao seu redor podem se mostrar nada receptivas. Talvez elas se sintam mal por não ter a sua força de vontade e iniciativa, talvez se sintam incomodadas pelo fato de você obter sucesso por meio de algo que só depende de você e que elas não tiveram coragem de fazer. Ou, simplesmente, talvez elas não tenham o mesmo interesse em saúde e alimentação como você. Cada um tem suas prioridades. De qualquer forma, o importante é não se deixar abalar pelas críticas e por pessoas que tentam te desanimar. Procure encarar como uma reação normal das pessoas frente às mudanças. Muita gente fica desconfortável com isso.

Não tente impor sua nova forma de encarar sua dieta para pessoas que não estão interessadas. Procure tratar com naturalidade seus novos hábitos e tome cuidado para não se tornar um obcecado. Arrume um tempo para cozinhar e preparar os alimentos, congele algumas refeições, mas não deixe de fazer as outras coisas importantes do seu dia a dia. Explique para quem você ama a importância dessa mudança na sua vida, peça compreensão e apoio. Caso não receba o suporte que gostaria, siga em frente, não desista. Seus resultados certamente servirão de motivação para quem não te apoiou no início de tudo.

Não espere condições perfeitas para começar, elas não virão. Sempre haverá um motivo para adiar seus planos: excesso de trabalho, filhos, problemas financeiros, familiares, preguiça, cansaço. Comece o quanto antes, não se desanime pelo tempo que levará até alcançar seu objetivo. Lembre-se que o tempo irá passar de qualquer maneira e você desejará ter começado hoje. Afinal, no fim das contas, o que está passando não é o tempo, e sim a sua vida.

Não precisa ser radical: vá aos poucos. O equilíbrio não é um conceito fixo, ele depende do ponto de vista de cada um. O importante é não perder o foco do que realmente importa, tomar decisões e atitudes que façam bem a você e que modificarão sua vida para melhor, ainda que representem desafios. Ao se alimentar melhor e se exercitar com regularidade, você se torna mais disposto, animado, determinado e confiante, na proporção em que vai conquistando suas metas.

Infelizmente, é comum receber críticas negativas após decidir mudar a alimentação e estilo de vida. É triste, mas é verdade que muita gente não aprecia o sucesso alheio. Por outro lado, as pessoas mais próximas podem apenas estar estranhando tanta mudança, e precisam de um tempo para se acostumar a essa nova realidade! Então, tenha calma e paciência, não desista! Garanto que valerá a pena. E se você pode contar com pessoas ao seu redor que te apoiam e incentivam, valorize, pois nem todos tem essa sorte!

Até o próximo post!

9 comentários:

  1. Chris tenho uma dúvida grande, já escrevi várias vezes até então no instagram para você mas acabo não mandando por achar fútil, e então não encaixo minhas idéias! Mas acho que estou precisando de uma ajudinha, como não é relacionado ao post não sei se convêm perguntar aqui, vc teria um email para esclarecer minha dúvida ou ok perguntar aqui? haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para não ficar aquele livro imenso, vou tentar resumir minha dúvida haha eu tenho lido bastante (principalmente o blog do Dr. Souto) enfim como comida de verdade apenas, porém vivo em conflito com carboidratos, consigo me manter sem grandes quantidades, não sinto falta mesmo, atualmente consumo o carbo apenas de vegetais, frutas por gostar mt desses msm e isso seria ótimo se eu precisa-se emagrecer porém já estou ok com o peso (1,51cm com 43kg), e não posso emagrecer mais, queria ganhar mais massa na verdade e eu até tinha há alguns meses atrás mas estou fazendo faculdade em outra cidade, primeiro ano, longe de casa e tudo mais acabei emagrecendo...mas enfim, li no blog do dr. Souto que para quem quer manter ou ganhar peso poderia consumir turbérculos e frutas á vontade,mas não consigo entender exatamente esse ponto...frutas e tubérculos em grandes quantidades gerariam picos de insulina mesmo eu sendo magra não é? e vivo no medo de ganhar gordura abdominal, então minha dúvida principal é o que eu deveria levar em conta pra comer ''a vontade'', pq atualmente faço exercicios em casa 2x na semana, de 25 a 30min (o básico, tenho bola de pilates, faixa elástica, corda), e idas e voltas para a faculdade (10 min hehe), no meu ver é pouco exercício para ter esse crédito de comer a vontade não? o quão a vontade seria isso?

      Excluir
    2. Não tem como te responder isso, pois seria quase uma consulta pela internet, é proibido...nao tenho como te dizer o quanto comer. Nao precisa se entupir, coma o suficiente e quando tiver vontade, se sentir q engordou, reduza...tuberculos e frutas nao causam picos de insulina tao altos em pessoas saudaveis, eles passam a ser prejudiciais apenas depois q a pessoa desenvolve resistencia a insulina em algum grau...quem é magro e saudave, a meu ver, nao deve restringir frutas e tuberculos.

      Excluir
    3. Sim, sim super compreendo! Sou uma das adolescentes que sofreram com as informações péssimas da internet e desenvolvi um certo distúrbio alimentar, mas me ''recuperei'' peguei gosto pela área e estou cursando nutrição também aliás :) Só que é dificil se recuperar totalmente, a mente é forte demais, porém já melhorei MUITO, obrigada pela sua resposta me dá estímulo para pesquisar e melhorar sempre, te admiro e com certeza é(e será) exemplo pra mim como ótima profissional!

      Excluir
    4. Muito obrigada, Naraa! Dá uma olhadinha no post que acabei de publicar, quem sabe te ajuda em alguma coisa!! Beijocas!!

      Excluir
  2. Oi Chris parabéns pelo blog!! Escreve p gente sobre o consumo da tapioca.. É mesmo valido trocar o (pãozinho seja com ou sem glúten) pela tapioca no café da manha?? Bjo 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tapioca não tem fibras, nao tem nutrientes interessantes, apenas pura glicose. Dependendo do seu objetivo, da sua dieta como um todo, poderia inserir, mas ciente de que é um alimento de alto índice e carga glicemicos.

      Excluir

  3. your article is extremely good. you can visit my website.
    https://shahzifpc.com/

    ResponderExcluir